Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Entre em contato com a nossa comunidade.

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Quem foi Hemetério dos Santos, o 1º professor negro registrado no Brasil

Hemetério José dos Santos, intelectual que viveu em meados do século 19 até início do 20, desempenhou um papel fundamental na educação do país e é reconhecido como o primeiro professor negro registrado a lecionar em instituições de ensino de alto nível no Brasil.

A defesa da democracia, do ensino inclusivo e o fim da discriminação racial foram as principais bandeiras de luta do professor, gramático e filólogo, segundo o artigo “Hemetério dos Santos: o posicionamento do intelectual negro a partir das obras Pretidão de amor e Carta aos Maranhenses”, de Marcela Moraes Gomes, publicado em uma revista acadêmica da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Professor e militar

Nascido em 3 de março de 1858, na cidade de Codó, no Maranhão, Hemetério mudou-se para o Rio de Janeiro em 1870, aproximadamente, e lecionou nos Colégios Pedro II em 1878. Depois, atuou ainda como professor adjunto do curso secundário em 1890.

Anos depois, em 1898, foi designado professor “para a aula de português do curso de adaptação”, recebendo não só a nomeação de professor vitalício, mas também a patente de Major do Exército. Em 1920, tornou-se professor do Colégio Militar e recebeu a patente de tenente-coronel honorário.

Hemetério se casou com a também professora Rufina Vaz Carvalho dos Santos e foi professor da Escola Normal do Distrito Federal.

Erudição e visão progressista

Em uma época marcada pelo preconceito, a erudição reconhecida do intelectual foi um dos trunfos para alcançar projeção.

“A forma usada pelo intelectual para alcançar tais posições, ainda que tenham sido levantadas algumas hipóteses, não é tão clara, mas podemos concluir que a sua atuação como professor exigente e respeitado foram uns dos motivos para tal façanha”, escreveu Gomes.

Educador e ativista

Além de professor, Hemetério era um intelectual engajado nas questões sociais. Em suas obras, como “Pretidão de Amor” e “Carta aos Maranhenses”, ele defendia a inclusão social dos negros, a luta contra o racismo e a valorização da cultura africana.

Hemetério dos Santos deixou um legado importante para a educação brasileira. Ele faleceu em 1939, aos 81 anos, de acordo com a publicação da UFF de 2011.

Créditos: CNN

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Sobre

“Bem-vindo ao Educa Live! Aqui, acreditamos que a educação transforma vidas e abre portas para um futuro melhor. Inspire-se, aprenda algo novo todos os dias e lembre-se: o conhecimento é o maior investimento que você pode fazer em si mesmo. Juntos, vamos construir o caminho para seus sonhos!”

Categorias

    Fique por dentro de tudo.

    • All Post
    • Concurso Público
    • Cultura e Educação
    • Encceja
    • Enem
    • Fies
    • Idiomas
    • Por Dentro
    • Redação
    • Tecnologia
    • Vestibular

    © 2024 copywriter Grupo Clã Tecnologia