O ano virou e as atividades já estão voltando ao normal. Com isso, muitos estudantes começam a se questionar se já é hora de estudar para o vestibular. Será que é melhor começar em janeiro ou esperar fevereiro? Será que deixa para depois do Carnaval?
A CNN conversou com Candice Almeida, professora de redação do Colégio Positivo, para entender qual é o melhor momento de começar a estudar para os vestibulares deste ano.
Para a professora, a resposta depende do estudante: se ele já terminou o ensino médio e vai se preparar por conta própria ou no cursinho, o ideal é voltar a estudar em janeiro. Até porque existem vestibulares no meio do ano e, nesses casos, eles terão poucos meses para se preparar.
Se o estudante está na terceira série do ensino médio, ele pode voltar a estudar junto com o início das aulas.
“O importante é parar um pouco antes de voltar a estudar. Recarregar as energias e depois voltar com tudo”, disse Almeida. Ela ressalta que esse descanso significa ficar longe das apostilas e fórmulas, mas o estudante pode assistir a filmes, ir ao teatro e ler livros.
O que priorizar?
A professora ainda recomendou que os estudantes priorizem a redação nos estudos ou que, no mínimo, faça parte do cronograma de estudos igual a todas as matérias.
“Algumas disciplinas têm mais peso em alguns processos seletivos, mas a redação é importante para todos os processos”, explicou.
No Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo, a redação equivale a 20% da nota e é a única prova em que é possível tirar mil. Na Fuvest, vestibular da USP (Universidade de São Paulo), o texto vale 50 pontos, o equivalente a 25% da nota da segunda fase.
Créditos: CNN