Jeronimo e Sindicato Assinam Acordo para Reajuste Salarial dos Professores da Educação Básica
Governo da Bahia e APLB Firmam Acordo de Reajuste Salarial para Professores da Educação Básica
O Governo do Estado da Bahia e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) firmaram um acordo nesta quarta-feira (12), que prevê um aumento salarial e outras melhorias nas condições de carreira para os profissionais da Educação Básica da rede estadual nos anos de 2025 e 2026. O contorno de negociação com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária da Educação, Rowenna Brito, e representantes da APLB.
O acordo estabelece um reajuste de 6,27%, a ser implementado a partir de maio de 2025, com pagamento retroativo a janeiro deste ano. Com o aumento, o vencimento inicial da carreira passará a ser de R$ 4.965,24, valor que fica 2% acima do piso salarial nacional da categoria, conforme estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). O pagamento das diferenças retroativas será feito em duas parcelas:
- Maio : Retroativos de janeiro e fevereiro.
- Junho : Retroativos de março e abril.
Promoções e Aperfeiçoamento Profissional
O acordo também contempla a concessão de promoções para professores e coordenadores pedagógicos, com a realização de um curso de aperfeiçoamento profissional programado para setembro de 2025. Após a inscrição no curso, será pago 50% do valor da promoção, com a segunda parcela prevista para junho de 2026.
Além disso, a partir de fevereiro de 2026, o governo compromete-se a garantir o pagamento do Piso Nacional da Educação conforme o valor atualizado que for determinado.
Por Redação Educa Live
Publicar comentário