O resultado do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) para pessoas privadas de liberdade já está disponível. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) também publicou o resultado das pessoas que realizaram a prova fora do Brasil.
Os participantes ou os responsáveis pedagógicos, no caso de pessoas privadas de liberdade, podem consultar as notas no Sistema PPL e no Sistema Encceja Exterior.
As provas aconteceram em outubro do ano passado. O Encceja avalia os aprendizados, competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino na idade adequada. Com isso, eles conseguem a certificação do ensino fundamental ou do ensino médio.
Assim como no Encceja regular, o participante precisa atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e nota igual ou superior a 5 na prova de redação para conseguir o diploma.
Caso um candidato não consiga a nota mínima em todas as áreas, ele pode solicitar a declaração parcial de proficiência. Assim, ele terá a certificação apenas das disciplinas que alcançou os 100 pontos.
Créditos: CNN