Experiência do projeto Agências de Notícias é apresentada em Encontro Internacional de Educação Midiática
A experiência do projeto Agência de Notícias na Escola foi apresentada na manhã desta sexta-feira (23), em Brasília, durante o 3º Encontro Internacional de Educação Midiática. A apresentação foi feita pela diretora de Inovação e Tecnologia do Instituto Anísio Teixeira, Carla Aragão e pelo professor da rede estadual de educação da Bahia, Marcus Leone, que falaram sobre o combate a desinformação, o letramento informacional e sobre como o projeto tem estimulado o protagonismo, a autonomia e pensamento crítico dos estudantes.
“Os estudantes das nossas Agências de Notícias estão produzindo conteúdos de qualidade e com responsabilidade, tanto na perspectiva de pesquisa, de verificar as informações, como de produzir. Isso é muito potente. É bonito de ver como estes meninos e meninas estão lidando com isso. Não é uma tarefa hercúlea trabalhar com eles, por conta desta responsabilidade que eles já assumiram. Eles estão se apropriando da tecnologia de forma positiva e nós professores estamos caminhando com eles neste sentido e aprendendo muito”, explicou Marcus Leone.
O docente destacou ainda que a educação midiática afirma e fortalece a democracia e que é preciso dar voz, potencializar e caminhar junto com a juventude no que eles querem comunicar, porque, segundo Leone, “eles querem comunicar, precisam e fazem isso muito bem”.
Também discorrendo no painel intitulado ‘Bahia: uma experiência de letramento informacional’, Carla Aragão falou sobre como o projeto nasceu, a importância das agências para as localidades onde estão inseridas, que muitas vezes não possuem sequer um veículo de comunicação preparado, engajado e interessado e sobre o potencial das agências enquanto estruturas que ultrapassam os muros das escolas.
“A proposta do projeto Agências de Notícias é oferecer aos estudantes um letramento digital e midiático para que eles possam fazer uma análise crítica dos conteúdos produzidos pelos meios de comunicação e uma produção criativa”, pontuou.
A gestora discorreu ainda sobre a o desafio que tem sido expandir o projeto sobre o guia ‘Como montar sua agência na escola’, que será lançado em breve.
O 3º Encontro Internacional de Educação Midiática debateu a importância de políticas públicas para a ampliação da educação midiática no Brasil e propôs estratégias para a formação de professores e educadores, de modo que crianças e adolescentes sejam preparados para navegar com mais segurança nos ambientes digitais. Discutiu também o papel das famílias e a urgência de desenvolver ações voltadas para outros públicos, como a população 60+, visando o uso mais consciente e responsável da internet, assim como a construção da autonomia do indivíduo perante os novos desafios trazidos pelas telas.
Fonte: ASCOM/IAT
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